Curso de Barbeiro – Curso Profissionalizante → Inscreva-se

Se você quer começar no ramo de barbearia, se aperfeiçoar nas novas tendências, saiba que o Curso de Barbeiro oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem, é a melhor escolha para você.

Faz tempo que cortar o cabelo não significa apenas cortar o cabelo. As barbearias e cabeleireiros do país estão cada vez mais especializados em oferecer um tratamento VIP aos seus clientes. Lanches, taças de champanhe ou até mesmo ganhar uma cerveja artesanal são alguns mimos oferecidos aos clientes.

Embora a profissão de barbeiro seja bastante antiga, tendo sua origem descrita ainda na Grécia Antiga, as barbearias tornaram-se mais populares a partir do século XIX. Atualmente, esses estabelecimentos têm passado por uma revolução no que diz respeito à demanda e à oferta de serviços: a profissão de barbeiro está na moda, e aumenta a cada dia o número de profissionais no mercado.

Curso Barbeiro EAD

O Curso de Barbeiro, está disponível em várias unidades em todo Brasil. Vale consultar no site do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial a disponibilidade de datas para matriculas, além de verificar os valores, datas e horários também.

Para se candidatar, é necessário ter ensino médio completo, ter 18 anos ou mais, além de portar documentos como CPF e RG. O curso tem duração mínima de 14 horas, e a após aprovação do candidato, receberá o certificado de conclusão de curso.

curso de barbeiro EAD

O objetivo é desenvolver as habilidades necessárias na profissão, auxiliando na execução de cortes de cabelo, modelagem, raspagem de pelos, barba e bigode. A demonstração é feita com uma aula prática com simulação real de atendimento ao cliente.

O curso de barbeiro é totalmente prático, mesmo para aqueles que ainda não sabem manusear a máquina e a tesoura. O curso de barbeiro fornece certificado, conta com a participação de instrutores renomados e prática com atendimento a modelos.

Curso Profissionalizantes – Inscrição

O processo de inscrição no curso de barbeiro no Senac muito simples e rápido. O curso é oferecido de forma paga e gratuita, mas para cursar sem arcar com custos financeiros, é necessário estar apto a fazer umas inscrição pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Vale destacar que para participar do PSG, o estudante deve ficar atento ao site SENAC referente ao seu estado para não perder informações sobre as inscrições, vagas, prazos e em quais unidades elas serão oferecidas.

Leia também:

A partir do momento que houver vagas no curso desejado pelo estudante, na unidade da cidade onde reside, o mesmo deve atender alguns pré-requisitos para participar, como o fato de sua família não poder ter renda per capita superior a dois salários mínimos, também se recomenda ao candidato, tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “pré-requisitos” de cada curso e se certificar de que atende todos os critérios exigidos.

Assim, o estudante deve entrar na página do Senac, acessar o programa de gratuidade, selecionar o curso e preencher os formulários pedidos, todo o processo de inscrição passa por:

  • Ficha de inscrição do PSG;
  • Autodeclaração de renda;
  • Termo de compromisso;
  • Termo de matrícula (caso seja um curso livre).

O processo de seleção será baseado nos seguintes critérios:

  • Seleção por Estado;
  • Comprovação de apresentação dos documentos exigidos;
  • Seleção para o curso oferecido, de acordo com o número de vagas;
  • Classificação do candidato obtida pela ordem de inscrição.

Conteúdo do curso

As aulas mesclam atividades teóricas e práticas, com técnicas de barbearia, biossegurança, penteados, linhas ângulos de rosto e outros assuntos. Além disso, os alunos envolvem-se também na execução de projetos, estudos de casos e diversas outras metodologias para que a construção do conhecimento seja efetivamente obtida.

Dividido em módulos, o curso de barbeiro profissional tem como objetivo mostrar todas as etapas desse negócio, desde abrir uma barbearia, entender fornecedores, equipamentos e materiais. Abrange inclusive técnicas de higiene e biossegurança em seu conteúdo. Esse curso é indicado para aqueles que também querem investir nesse mercado como empreendedor.

Muitas pessoas, ao escutar o nome barbearia, lembram-se do conceito tradicional do negócio: um salão escondido nos fundos de uma casa simples, em que aguardavam sentados e lendo jornais os senhores e jovens que queriam colocar a conversa em dia e aparar os pelos.

Assim prosseguia-se a rotina do barbeiro: enquanto o cliente ajeitava-se nas cadeiras gigantes, antigas, robustas e estofadas, ele manejava sua tesoura, navalha e espuma de barbear. Sim, somente esses utensílios!

No entanto, a profissão tem evoluído muito nos últimos anos e, com a valorização crescente da estética masculina, as barbearias buscam acompanhar o ritmo. Nos dias atuais, as barbearias modernas unem o clássico às tendências variadas, como o vintage e o cult.

Vagas Curso de Barbeiro no Senac EAD

Toda as unidades podem oferecer o curso de barbeiro, a questão é que, como já citado acima, isso dependerá das vagas disponibilizadas para a sua unidade, elas são determinadas no site do Senac referente ao estado que você mora, fique de olho.

As vagas gratuitas são uma chance de quem tem renda baixa de abraçar a oportunidade e fazer um curso de qualidade Senac, isso pode ser um separador de águas na vida profissional de muitos, então se você está interessado, confira todas as informações sobre os processos seletivos, pois dessa forma, você pode conseguir sua vaga para o curso de barbeiro e isso pode significar uma grande mudança em sua vida.


Embora cada barbearia mantenha seu estilo próprio para atender a um público específico, muitas delas têm investido na prestação de outros serviços, além do corte de barba e cabelo. Elas apostam, também, no entretenimento (oferecendo jogos, bebidas, programas de televisão) e serviços variados (como relaxamento, hidratação, luzes, revenda de cosméticos, etc).

Se você quer ir além de ser apenas um admirador e atuar nesse mercado, abrindo sua própria barbearia ou aprendendo a cuidar e criar estilos de barba, saiba que o Curso de Barbeiro é específico para você! Não perca mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *